Qual é a melhor impressora tanque de tinta no mercado? Confira!


 

Qual é a melhor impressora tanque de tinta no mercado? Confira!

A impressora com tinta de cartucho já foi um elemento comum nos lares brasileiros. Contudo, foi se mostrando cada vez menos prática. Nisso, me pareceu mais interessante ter uma impressora tanque de tinta em casa.

Se você quiser uma também, eu revisei e escolhi 5 opções para você. Veja já qual é a melhor impressora tanque de tinta do mercado!


Como funciona a impressora tanque de tinta?

“A impressora tanque de tinta resolve duas coisas que eram problemas da impressora de cartucho: falta de praticidade e durabilidade da tinta.”

Uma impressora tanque de tinta se trata de um tipo que usa de tinta líquida inserível no equipamento. Diferente de um cartucho, os níveis de tinta são visíveis na frente ou lateral da impressora.

Com isso, o preenchimento de tinta é feito por pequenas garrafas de tinta colorida (Amarelo, Ciano e Magenta) e preta. Dessa forma, é mais prático de encher e mais durável.

Se busca uma impressora durável e prática, é com a impressora tanque de tinta que deve contar.


Qual é a diferença entre impressora tanque de tinta e de cartucho?

Para começar, um tanque de tinta equivale a cerca de 35 cartuchos. Com isso, é maior o tempo entre cada troca. Contudo, se não usar constantemente o tanque, a tinta pode secar e perder qualidade.

Outra diferença é que o tanque de tinta é capaz de imprimir fotos com alta qualidade, enquanto a impressora de cartucho não consegue ter fidelidade.

Com isso, se você é alguém que imprime em grande volume e usa de bastante foto, a melhor opção é a impressora tanque de tinta.


Qual a diferença entre impressora a laser e tanque de tinta?

Impressoras a laser costumam ser um tipo mais caro, mas também com maior velocidade de impressão, assim como maior qualidade.

Contudo, costumam pecar num ponto: qualidade de imagem. Impressora tanque de tinta costuma ter melhor desempenho com imagens mais fortes e vivas.

Com resolução maior para imagens, a impressora tanque de tinta é a mais escolhida por quem busca qualidade de impressão para fotografias.


Como funciona a recarga de tinta?

Um dos pontos altos desse tipo de impressora é a facilidade para recarga de tinta. O tanque costumeiramente está na lateral ou frente da impressora.

Para encher, basta abrir a tampa do tanque em questão: ciano, magenta, amarelo ou preto. Com nível de tinta visível, é fácil acompanhar o uso da mesma.

Apesar de um pouco mais cara que o cartucho, a garrafa de tinta costuma render muito mais que o mesmo.


Por que contar com uma impressora multifuncional tanque de tinta?

No mercado, há dois tipos de impressoras: a de função única e a multifuncional. A última se destaca por combinar três funções: impressão, cópia e digitalização.

Com isso, há economia de espaço e de energia, pois 3 equipamentos estão em um só. Além disso, uma multifuncional tanque de tinta também costuma ter conectividade Wi-Fi.

Com isso, costuma ser a impressora de melhor custo-benefício.

Quais cuidados tomar com uma impressora tanque de tinta?

O primeiro cuidado que deve tomar é com o ciclo mensal de impressões. Esse ciclo é uma estimativa de impressões sem afetar a durabilidade do produto.

Por exemplo, se o ciclo mensal da impressora é de 500 folhas, fazer o dobro disso pode danificar o hardware. Por isso, se atente ao ciclo mensal na sua escolha de impressora.

O segundo cuidado é com a tinta. Diferente da impressora com cartucho, a impressora tanque de tinta é feita para maior volume de impressões.

Com isso, se você passar muito tempo sem fazer impressões, há o risco da tinta secar, o que afeta a qualidade de impressão. O ideal é que use pelo menos 1 vez por semana.


Quais são as vantagens da impressora tanque de tinta?

  • Maior rendimento, pois um tanque de tinta cheio equivale a 35 cartuchos;
  • Maior qualidade gráfica, o que permite impressão de qualidade para imagens;
  • Maior uso, pois é uma máquina feita para grande volume de impressões;
  • Funções modernas, o que permite maior conectividade Wi-Fi;
  • Custo-benefício, permitindo ter muito sem gastar tanto.


Como escolher a melhor impressora tanque de tinta?

Para escolher a melhor impressora tanque de tinta, considere os seguintes critérios:

  • Velocidade de impressão, que pode chegar a 33 ppm (página por minuto);
  • Resolução da impressão, que costuma ser de 600 dpi ou 1200 dpi, podendo chegar a 1440 dpi;
  • Quantidade de impressões, que é o rendimento do tanque de tinta antes de esvaziar;
  • Conectividade Wi-Fi, que é padrão de uma impressora moderna;
  • Visor, que torna o uso mais intuitivo.


Confira o selo INMETRO

O INMETRO é um órgão brasileiro que inspeciona a qualidade e a durabilidade das impressoras comercializadas por uma empresa.

Todas as marcas devem seguir os padrões do INMETRO para receberem o selo de certificação. Dessa forma, você sabe que está recebendo um produto seguro.

Qual é a melhor impressoras tanque de tinta no mercado?

Para escolhermos a melhor impressora tanque de tinta, consideramos todos os critérios acima e também os diferenciais apresentados. Além disso, levamos em conta:

  • O preço da impressora tanque de tinta;
  • A busca pelo produto;
  • Quantidade de avaliações;
  • Prós e contras apontados por clientes.

Créditos: Reviewtudo

Comentários