Cartucho de Toner

Quanto dura o toner? Entenda seu rendimento




Uma questão que pode ser decisiva na hora de comprar toner é a durabilidade: afinal, quantas impressões poderão ser feitas até que seja necessário um novo suprimento? Para te ajudar a entender como os fabricantes estimam essa quantidade, vamos falar da taxa de rendimento do toner.

Junto às descrições de compatibilidade e outras especificações de produto, é comum encontrar a taxa de rendimento do toner. Este valor é uma média, calculada conforme os padrões ISO (Organização Internacional de Normalização).

O rendimento do toner estima quantas páginas poderão ser impressas, levando em conta a porcentagem de cobertura de cada página – sempre pensando em folhas no tamanho A4. Geralmente, o rendimento médio indicado é calculado com base em páginas com 5% de cobertura. Nesse caso, o número de impressões costuma variar entre 1.000 e 2.000 páginas, conforme o toner.

Confira na tabela algumas taxas padrão de rendimento do toner:

Porcentagem de cobertura da páginaNúmero de impressões (em folhas A4)
5% 1.000 cópias
10% 500 cópias
16% 312 cópias

É importante pontuar que o cálculo do rendimento de toner é feito com base na hipótese de que todas as impressões têm a mesma porcentagem de cobertura de página. Na prática, é mais frequente que isso não aconteça, uma vez que imprimimos diferentes documentos, com disposição de elementos variadas. Portanto, a taxa deve ser observada apenas como uma estimativa e não como um número exato.
O que pode afetar o rendimento do toner?

Além da cobertura de página, que é o principal fator determinante do rendimento do toner, outras variantes podem influenciar nessa questão.

  • Condições climáticas: umidade e temperatura podem impactar o rendimento do toner. O recomendável é evitar umidade e altas temperaturas, pois isso pode fazer com que o toner dure por menos impressões que o estimado.
  • Gramatura do papel: se o tamanho e a cobertura do papel importam, não poderia ser diferente com a sua gramatura. Papéis mais grossos costumam exigir mais tinta na impressão, fazendo com que o rendimento seja menor.
  • Uso: o bom uso do toner e da impressora também podem influenciar no rendimento. Para garantir um bom desempenho do produto, siga as dicas para manuseio, instalação e cuidados gerais com seu toner.

Comparativo: rendimento de cartucho de tinta vs. toner

Na hora de comprar uma nova impressora, uma dúvida costuma ser comum: é melhor investir em uma impressora laser ou em uma impressora jato de tinta? O rendimento dos equipamentos costuma ser um fator determinante nessa decisão. Portanto, entender se é mais vantajoso apostar em cartuchos de tinta ou toner é fundamental.

Pensando nisso, fizemos um comparativo entre cartucho de tinta e toner para que você entenda melhor as diferenças práticas entre eles e saiba como fazer a melhor compra.


Rendimento do cartucho de tinta
O cartucho de tinta é caracterizado por trazer a tinta em sua forma líquida. Assim, o rendimento é calculado conforme a quantidade de tinta contida em cada cartucho.

Os testes de desempenho apresentam resultados distintos conforme o modelo da impressora e a qualidade da tinta. Mas, na média, os usuários de impressoras jato de tinta percebem um rendimento de cerca de 17 a 25 páginas com 5% de cobertura para cada 1 ml de tinta.

Portanto, um cartucho com capacidade para 20ml de tinta, poderia imprimir uma média de 340 até 500 páginas com cobertura de 5%.


Rendimento do toner
Diferente do cartucho de tinta, o toner traz o pigmento em forma de pó. Com isso, não é possível falar em quantidade de tinta contida em cada unidade do produto. Por outro lado, o rendimento do toner é mais fácil de mensurar: os próprios fabricantes disponibilizam essa informação na embalagem dos produtos.

Considerando a mesma cobertura de página usada para o rendimento do cartucho de tinta, 5%, o toner consegue imprimir entre 1.000 e 2.000 páginas, conforme o modelo da impressora e o fabricante do suprimento.


Créditos:
https://www.distrivisa.com.br/blog/como-se-calcula-o-rendimento-de-toner/
http://blog.chinaprint.com.br/rendimento-do-toner-entenda/#more-41
http://blog.chinaprint.com.br/comparativo-rendimento-de-cartucho-de-tinta-vs-toner/

Sobre Isa Santos

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.