O que é importante para entender sobre papel?





papel é utilizado todos os dias para inúmeros trabalhos. Seja em ambiente profissional, escolar ou recreativo, é sempre possível encontrar o papel nas atividades. Mas existem os tipos especiais de papéis recomendados para impressoras, utilizados de forma diferente para os objetivos que você  precisa.

O ideal é saber como são os papéis para impressoras, quais seus tipos e características técnicas e, claro, para que serve cada tipo de papel. Em primeiro lugar, é preciso aprender a identificar os papéis.


O que é importante para entender sobre papel?
  • Peso ou gramatura do papel
O papel é determinado pelo seu peso, que varia de 50 gramas a 400 gramas. O custo de impressão varia de acordo com a gramatura do papel. Papéis pesados custam mais caro.
  • Formato/Medidas do papel
Uma tabela de formatos de papéis mostra o papel exato para o objetivo de sua impressão, melhorando o aproveitamento do material.



  • Cor do papel
O papel também pode ser definido por sua cor, com variação principalmente de opacidade e com mudanças em seu grau de alvura. O papel para quatro cores é considerado com ótimo grau de alvura. Podemos perceber que os papéis utilizados em livros são mais amarelos, pois possuem um grau elevado de opacidade e ajudam na hora da leitura. A cor do papel influencia diretamente no objetivo da impressão.

  • Textura do papel
Os papéis podem ter texturas bem diferentes, sendo consideradas as principais: lisas, telados, calandrados e texturados ou texturizados. A textura do papel se refere a sua rigidez e, mais uma vez, é determinada através da necessidade e dos objetivos do cliente.


Comentários