O que é Ribbon?

Muitos dos nossos clientes precisam de etiquetas mas ainda não sabem como vão imprimi-las. Após descobrir a Promtec, entram em contato para entender melhor sobre as opções disponíveis. Alguns ainda lembram das temperamentais impressoras matriciais, para impressão em formulário contínuo, ou perguntam sobre as "modernas" etiquetas em folhas, impressas por jato de tinta ou laser, que na verdade têm um alto custo por etiqueta.

A solução, na maioria das vezes, está em uma impressora térmica, para impressão por termotransferência. As vantagens são várias! Com elas é possível:
Imprimir sobre materiais plásticos e criar etiquetas resistentes a água. ("Ohhh!", diz o cliente).
Imprimir uma etiqueta de cada vez, não é preciso imprimir uma folha inteira. (O cliente vibra).
Fazer a impressão durável, até para etiquetas de patrimônio e de alerta. ("Onde eu assino?", pergunta o cliente).
Criar etiquetas em qualquer tamanho, não limitado às opções da papelaria. Também podemos fazer parte da impressão na Promtec (por exemplo, um logo), para que ele complete em sua própria impressora.

Uma vez convencido das vantagens da impressora térmica, a primeira pergunta é sempre: "E o que é esse tal de "ribbon", "ribbow", "rimbo", “ribbol”, que eu preciso comprar?"
Então, o que é esse tal de ribbon?

O ribbon (em inglês Thermal Transfer Ribbon - TTR) é um filme entintado utilizado nas impressões por termotransferência. Em palavras mais simples, ele é um rolo de filme que contém a tinta da impressora térmica.

A impressora térmica funciona com um cabeçote aquecido que transfere a tinta desse ribbon para a etiqueta. Ou seja, o ribbon "anda" junto com a etiqueta na passagem pelo cabeçote de impressão. O resultado disso é que podemos ver o "negativo" da impressão no ribbon, que deve ser descartado após o uso.

Interior de uma impressora térmica. O ribbon é este rolo preto, à direita antes da impressão e à esquerda depois de transferir a tinta para a etiqueta.

Interior de uma impressora térmica. O ribbon é este rolo preto, à direita antes da impressão e à esquerda depois de transferir a tinta para a etiqueta.

Isso responde a uma das dúvidas mais comuns: "quanto eu preciso comprar de ribbon?" ou "quanto dura o ribbon?" A resposta é: exatamente o mesmo comprimento do seu rolo de etiquetas. Para cada metro do rolo de etiquetas, você precisa de um metro de ribbon. Como toda a tinta é transferida para o suporte em uma única passada, não é possível reaproveitá-lo.
Aqui podemos ver o ribbon "caminhando" junto com as etiquetas na impressãoAqui podemos ver o ribbon "caminhando" junto com as etiquetas na impressão.


Ribbon é tudo igual? Qualquer um serve?

É claro que não! O ribbon é fabricado em diferentes configurações, para cada tipo de impressora e também para diferentes finalidades. Ou seja, ele vai variar em:
Medidas (comprimento do ribbon, largura do rolo, diâmetro do tubete)

Cores (o ribbon mais comum é o preto, mas existem ribbons em outras cores.
A tinta certa para a impressão certa

O ribbon varia bastante em qualidade e preço. Os ribbons mais comuns são com entintamento a base de cera. São recomendados para aplicações em geral, etiquetas simples em papel, para curta duração. Na outra ponta da escala nós temos os ribbons de super resina, aqueles para impressões muito duráveis sujeitas a abrasivos, solventes e óleos. Nas categorias intermediárias nós temos os ribbons misto (cera + resina) e os ribbons de resina, geralmente recomendados para etiquetas em filmes.

Sobre Valéria Súzie

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.