Cartucho de Tinta

Cartucho x Toner: Qual a diferença entre eles?

Há muito tempo ouço clientes pedindo cartuchos sem saber diferenciar quais são os de tinta e quais são os de toner. Apesar de possuírem o mesmo objetivo (imprimir), eles são bem distinto, por isso, vou explicar hoje quais as diferenças entre eles.

É verdade que os dois são cartuchos?
Sim. Cartucho é o consumível da impressora, ou seja, a unidade removível que comporta o necessário para a impressora consumir o insumo e realizar a impressão no papel.
  • As primeiras impressoras a serem lançadas tinham tecnologia de tinta e foram chamadas Impressoras Jato de Tinta. Elas utilizam Cartucho de Tinta, logo, popularmente passamos a chamar de CARTUCHO.
  • Logo após vieram as Impressoras Laser. Elas utilizam Cartucho de Toner, logo, popularmente passamos a chamar de TONER.
 Preparei uma tabelinha aqui para resumir:

IMPRESSORA
MATERIAL DO CONSUMÍVEL
NOME DO CONSUMÍVEL
NOME POPULAR DO CONSUMÍVEL
Jato de Tinta
Tinta
Cartucho de Tinta
Cartucho
Laser
Cartucho de Toner
Toner

Como identificar qual é qual pela aparência?
  • Os cartuchos vem em caixinhas mais próximas de um formato quadrado e são pequenos, leves e você não consegue enxergar seus compostos ou como ele é formado.


  • Os toners vem em caixas maiores e horizontais, são mais pesados e você consegue enxergar os compostos de como muitos se formam.


A diferença nas impressoras utilizadas

  • O toner é utilizado em impressoras a laser.

São mais rápidas e normalmente são bem mais maiores e robustas. Muitas são multifuncionais.
  • cartucho é usado em impressoras a jato de tinta.



São mais lentas e normalmente tem um porte menor, apesar de algumas serem multifuncionais.



A diferença na tecnologia de impressão
  • Como o toner imprime?
Dentro do toner há pigmentos em pó que, quando aquecidos, são transferidos pelos cilindros da impressora para o papel gerando o documento original. O toner é carregado com pigmentos nas cores primárias (ciano, magenta, amarelo e preto) ou pode ter também somente pigmento preto, de acordo com o tipo de impressão que a máquina proporciona.
A impressora a laser utiliza a polarização do pó de carbono para fazê-lo aderir melhor na superfície, gerando impressões de ótimo acabamento e aparência envernizada. Isso garante alta performance de impressão.

  • Como o cartucho imprime?
Os cartuchos contém tinta líquida, que vai sendo liberada sobre o papel de acordo com a matriz de impressão, exatamente na quantidade necessária. Os cartuchos também são carregados com tintas nas cores nas primárias ou podem ser somente de tinta preta.

Sobre Isa Costa

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.