Papel

Qual a diferença entre papel Reciclado e Reciclato?

Tipos e cores de papéis
Procurando por essa pergunta no Google, você encontra entre as muitas, a seguinte resposta: “A única diferença é o erro na grafia da palavra ‘reciclato’”. Essa resposta está errada. Existe diferença e a grafia está correta.
O papel Reciclato é produzido por uma empresa de papel e celulose, é o primeiro papel off set 100% reciclado e feito em escala industrial no Brasil, a partir de aparas pré (75% da composição, correspondendo ao material reciclado dentro da fábrica) e pós-consumo (25% de material vendo de coleta urbana). Só pra complementar, aparas são sobras dos cortes de acabamento de papel, filmes plásticos, ou papéis já usados. Esse tipo de pepel (off set) costuma ter fins comerciais/promocionais, sendo bastante usado no meio publicitário.

Já o papel Reciclado é feito de material 100% descartado, por isso ele possui aparência mais áspera e não possui qualidade para ser utilizado como um papel comum. Este pode ser feito com papelão, rolinhos de papel toalha e higiênico, variados tipos de papeis com diversas finalidades.

Resumindo, o Reciclato é mais “puro”, suave e claro, enquanto o Reciclado é mais “rústico” como é possível perceber nas imagens. O papel Reciclato não é branco porque para isso necessitaria do uso de produtos químicos e sob estas condições ele deixaria de ser ecologicamente correto.

Créditos: ValeJet

Sobre Vitaliano

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.