Fique por dentro

Reduza 20% de tinta em suas impressões

Que tal usar uma fonte, no seu computador, que reduz em até 20% o uso de tinta da sua impressora? Bom para você, para o meio ambiente e para a reciclagem de papel. Então conheça a Ecofont!


As melhores ideias são as mais simples, o que não quer dizer que não dão trabalho para serem inventadas. A agência de comunicação Holandesa SPRANQ, para criar uma fonte que usa menos tinta, tentou letras bem finas, letras vazadas, tirar traços e vazar as letras usando formas geométricas. Mas o melhor resultado foi obtido fazendo pequenos círculos vazados no corpo das fontes.
Surgiu então a Ecofont. O objetivo da SPRANQ é estimular a consciência sobre o uso que fazemos do computador e da impressora. É realmente necessário tudo o que imprimimos, ou desperdiçamos muito papel e tinta?
O desenho da Ecofont foi baseado em uma fonte de código livre (pode ser usada gratuitamente). Com círculos vazados em todas as letras, gera economia no simples fato que a impressora vai transferir menos tinta para o papel.
Os círculos não são visíveis no computador (usando corpo 12, o maior tamanho comum em impressão de documentos), porque são muito pequenos. Apenas com uma ampliação de 400%, no documento testado, é que foi possível visualizar os círculos com clareza.
Impresso, o resultado é o mesmo, pois na transferência da tinta para o papel, ocorre uma absorção da tinta que cobre os espaços em branco.
Usando papel reciclado (mais poroso) o resultado é ainda melhor. Mesmo efeito com menos carga de tinta no papel.
Hoje em dia há empresas fabricando papel reciclado branco, que é obtido a partir de papel de escritório usado e aparas brancas. Usar a Ecofont vai auxiliar na produção de um papel reciclado branco de qualidade ainda melhor.
A Ecofont substitui perfeitamente a fonte de letras usada normalmente em impressão de documentos de escritório.
Quer uma dica tão simples e útil quanto usar a Ecofont? Combine o uso desta fonte com a impressão de textos em tons de cinza. 70% de preto proporciona uma excelente leitura e aumenta ainda mais a economia de tinta.

Baixe a fonte no site da Ecofont (em português).

Sobre Unknown

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.